AlfaSol       Programas       Participe       Parceiros       Notícias
Lançamento do Programa Telesol e Telesol Pró em Teresina

Foi realizado em 9 de abril, no Centro de Formação Odilon Nunes, em Teresina (PI), o evento de lançamento do Programa Telesol e Telesol Pró, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) e a AlfaSol. Este Programa tem como objetivo possibilitar a permanência de jovens e adultos no processo de escolarização e ampliar suas possibilidades e perspectivas de ingressar no mercado de trabalho. Como também contribuir para a formação de gestores e professores da rede pública nos fundamentos e metodologia específica de EJA (Educação de Jovens e Adultos).


O evento, que contou com a presença de mais de 100 profissionais da área de educação, entre gestores, pedagogos e colaboradores da Semec, deu início à retomada desse Programa que já havia sido executado em 2012: “Desde que assumi a divisão da Semec, a retomada da parceria com a AlfaSol foi uma das minhas prioridades e uma das coisas pela qual lutei bastante”, conta Ana Vitória Carvalho Santos, chefe da divisão da Educação de Jovens e Adultos (DEJA). Segundo ela, “esse Programa é uma oportunidade muito grande para a população de jovens e adultos regressarem aos estudos e conseguirem se alocar no mercado de trabalho, pois como a economia da nossa cidade gira em torno dos serviços públicos e do comércio, esses cursos vão exatamente ao encontro do nosso cenário profissional”, referindo-se aos cursos de Logística, Ocupações Administrativas e Comércio e Varejo, oferecidos no Programa.


Ao longo do evento os professores e gestores puderam acompanhar a palestra “O trabalho como um princípio educativo”, ministrada pelo consultor especialista em educação e trabalho, Fernando Franzoi. “Falar em educação e trabalho é tratar da vida, das condições necessárias para o ser humano escolher seu futuro, e não seguir um modelo já existente, que talvez seja o único possível no contexto em que estão inseridos. Esse Programa da AlfaSol possibilita essa perspectiva de futuro expandindo o horizonte dos alunos”, diz.


Para atender as especificidades do perfil dos alunos da EJA, a AlfaSol oferece formação para os gestores e professores da rede pública, com fundamentos e metodologias específicas de EJA. “Na formação estavam presentes praticamente todos os diretores e professores que convidamos, isso é bem importante e me deixou muito feliz, pois os vemos como aliados no processo de melhoria da qualidade da educação, por meio deste programa”, conta  Ana Vitória.


Atualmente, segundo a Diretora do Departamento de Formação e Acompanhamento da AlfaSol, Maristela Miranda Barbara, 72% da população de EJA, em Teresina, tem menos de 29 anos. “Esse cenário nos coloca diante de uma realidade muito diferente quanto ao perfil do público, que há uma década era composto por pessoas de uma faixa etária muito acima. Hoje são jovens, em sua maioria, iniciando sua inserção no mercado de trabalho. Por essa razão a AlfaSol vem trabalhando com proposta de currículo integrado entre educação básica e educação profissional, atendendo a expectativa desse aluno”, destaca.


Ana Vitória, da Semec, também ressalta essa mudança no perfil dos alunos que têm procurado a formação, “eu tenho visto alunos mais jovens interessados em retomar os estudos, enxergando as possibilidades que poderão surgir a partir dessa iniciativa”, conta ela e acrescenta, “percebo que eles não querem só aprender a ler para terem autonomia ao pegar um ônibus ou fazer uma receita de bolo, eles estão olhando lá na frente, vislumbrando um futuro profissional”.

 

Fotos: Gestores e professores durante lançamento do Programa em Teresina | Texto: Thiago Peixoto

AlfaSol Participe
Programas
Fale conosco Parceiros
Notícias

Histórias de vida

Licitações

IES / Municípios