EJA Pro 2º segmento

Com duração de 24 meses e carga horária de 1.600 horas, aqui são articuladoso conteúdo do 2º segmento e a qualificação profissional. O projeto prevê a capacitação dos professores da rede (para o conteúdo do ensino fundamental) e a contratação e capacitação de monitores (para o trabalho conjunto com a educação profissional).

O programa tem como objetivo possibilitar melhor qualidade de vida e renda para os jovens e adultos e sua comunidade, uma vez que incentiva incrementos ao processo educacional e profissional, com maior possibilidade de ingresso no mundo do trabalho.

A metodologia do projeto se baseia no currículo nacional do MEC destinado à EJA, alinhada ao conceito de hipertextualidade, que procura selecionar saberes sintonizados com os cotidianos dos jovens e adultos aos diferentes contextos socioculturais e ao mundo do trabalho.

O objetivo é que os jovens e adultos sejam formados por meio de um currículo que pretende desenvolver competências, levando o aluno a “ler” o mundo por meio de diferentes linguagens, a investigar e compreender processos e a tomar decisões.

Tanto EJA 1º segmento quanto EJA Pro 2º segmento contribuem para o fortalecimento da política pública e da rede de proteção social nas localidades atendidas, identificado nas seguintes dimensões:

– Mobilização de governos e sociedade civil em torno dos direitos educativos dos jovens e adultos.
– Diagnóstico e indicação ao poder público sobre o perfil, demandas educativas e de atendimento da população local.
– Formação de quadros locais (professores e gestores) para atuação direta e permanente na Rede Pública de EJA. A formação ocorre presencialmente e via Plataforma de Ensino a Distância.
– Construção de uma rede local sólida, sustentável e comprometida com o atendimento qualificado às populações historicamente pouco assistidas por políticas socioeducativas consistentes.
– Mais participação e envolvimento do público da EJA na escola e no processo educativo.

Alfabetização Solidária (AlfaSol)

R. Pamplona, 1005, 4º andar - Edifício Ruth Cardoso
CEP: 01405-200 | Jardim Paulista | São Paulo (SP)
Tel.: 55 11 3372-4300 | Fax: 55 11 3372-4339