Cooperação Técnica Internacional

Com experiência de trabalho em países como Moçambique, Guatemala, Cabo Verde, Timor Leste e São Tomé e Príncipe, a AlfaSol atua fora do País como motivadora de políticas públicas de alfabetização e educação continuada, em ações concebidas em conjunto com agentes locais, com adequação às necessidades, cultura e contexto socioeconômico do lugar.

Seu objetivo é transferir a tecnologia social da Organização para o desenvolvimento de soluções adequadas às necessidades de cada país, apoiando os esforços para a redução do analfabetismo no mundo.

O Projeto em São Tomé e Príncipe é um caso de sucesso e durou 10 anos, a partir de 2001. A AlfaSol atuou naquele país africano com o objetivo de promover a ampliação da autonomia pessoal e a redução da vulnerabilidade social da população a partir do domínio da leitura e da escrita em língua portuguesa e da aquisição de habilidades matemáticas.

O final do projeto foi marcado pela elaboração de material didático próprio, concebido por especialistas santomenses a partir da realidade local.
Em dez anos de atuação, o projeto de Cooperação contribuiu para o atendimento a 18.491 jovens e adultos santomenses em cursos de alfabetização; 2.529 na pós-alfabetização; e mais de 4.500 pessoas seguem estudando no ensino recorrente.

 

Alfabetização Solidária (AlfaSol)

R. Pamplona, 1005, 4º andar - Edifício Ruth Cardoso
CEP: 01405-200 | Jardim Paulista | São Paulo (SP)
Tel.: 55 11 3372-4300 | Fax: 55 11 3372-4339