Alfabetização inicial de jovens e adultos

O curso é oferecido a jovens e adultos com pouca ou nenhuma escolarização, excluídos de políticas públicas educacionais específicas. Com isso, a AlfaSol contribui para a redução dos índices de analfabetismo nos municípios a serem definidos juntamente com o parceiro ou naqueles com maior incidência estatística; e amplia a oferta pública de EJA.

Com 8 meses de duração, o modelo de atendimento concebido pela AlfaSol envolve alfabetizadores locais e inova ao levar Instituições de Ensino Superior (IES) aos pontos mais distantes e excluídos das políticas públicas educacionais.

O acesso à alfabetização inicial é o primeiro passo na Educação de Jovens e Adultos; ela reduz a vulnerabilidade social, pois não se detém apenas no aumento da escolaridade da população, como também produz impactos no crescimento econômico do País e na redução da pobreza.

Alguns benefícios para o jovem ou adulto que investe na sua educação ao longo da vida:

  • Dentre jovens de 15 a 24 anos, cada ano de estudo representa incremento de 0,3 salários mínimos.
  • Aumento da renda individual e crescimento econômico.
  • Entre a população de 25 anos e mais, cada ano de estudo acrescenta 3% de probabilidade de emprego.
  • Após concluir o curso de alfabetização, um trabalhador tem renda 20,71% maior do que a de um trabalhador sem escolaridade e analfabeto.
  • Ser alfabetizado é a característica mais valorizada para os trabalhadores que possuem até quatro anos de estudo. Exemplo: para um trabalhador já alfabetizado, concluir o 1º segmento do ensino fundamental representa um aumento de apenas 5% da renda. Caso ele não seja alfabetizado, concluir esse segmento pode ter um impacto positivo de 36%.

O curso de alfabetização inicial de jovens e adultos pode ser beneficiado com dois importantes complementos:

Projeto VER – A baixa acuidade visual é componente representativo do perfil de grande parte dos alunos de EJA e elemento dificultador na socialização e na aprendizagem. O projeto viabiliza gratuitamente exames e óculos. Desde 1996 foram distribuídos 131 mil óculos aos atendidos pela AlfaSol.

Projeto de Complementação Nutricional – A longa jornada de trabalho é uma das razões de evasão de alunos de EJA, que não têm como se alimentar adequadamente entre o trabalho e as aulas. O projeto oferece lanche diário e gratuito.

Alfabetização Solidária (AlfaSol)

R. Pamplona, 1005, 4º andar - Edifício Ruth Cardoso
CEP: 01405-200 | Jardim Paulista | São Paulo (SP)
Tel.: 55 11 3372-4300 | Fax: 55 11 3372-4339