8º Prêmio 3M para Estudantes Universitários

Este ano as propostas de projetos deveriam privilegiar o desenvolvimento de tecnologias sociais, cujo produto ou serviço gerado apresentem soluções às necessidades tecnológicas, sociais, ambientais ou econômicas de um determinado grupo de pessoas, comunidade ou região. Após o processo seletivo e divulgação dos projetos escolhidos, os alunos finalistas do 8º Prêmio 3M para Estudantes Universitários receberam orientações profissionais e formações técnicas para o desenvolvimento de seus projetos aqui na sede da AlfaSol.

E no dia 5 de dezembro, na 3M, foi realizada a cerimônia de premiação da 8ª edição do Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários.
Todos os projetos foram muito elogiados pelo Instituto 3M, que destacou a importância da ciência e da educação para o futuro de uma sociedade.

“O Instituto 3M é parceiro da AlfaSol na realização do Prêmio há mais de dez anos. Esse prêmio estimula o  desenvolvimento de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão com ênfase na inovação e na tecnologia social. É interessante que por meio desta atividade e desta parceria, nós podemos ter acesso a um grande conjunto de projetos de pesquisa e de extensão e desenvolvimento das universidades brasileiras. Neste último prêmio, nós tivemos a oportunidade de conhecer esses cinco projetos bastante inovadores e integrados com o ensino e com a pesquisa e com a extensão e com a preocupação em questões relacionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento social.” – Waldenor Barros Morais Filho, fundador da UniSol (Universidade Solidária) e conselheiro da AlfaSol.

Waldenor Barros Morais Filho

O projeto premiado foi “DESENVOLVIMENTO DE UM INOVADOR DESSALINIZADOR SOLAR PORTÁTIL PARA POTABILIZAÇÃO DE ÁGUA SALOBRA EM REGIÕES SEMIÁRIDAS DO BRASIL” da universitária Karyna Steffane da Silva, graduanda do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UEPB, sob a orientação do Profº Carlos Antônio Pereira de Lima.

“O que dizer desse dia meus amigos? Nunca imaginei viver tudo isso e cá estamos, com certeza vai ficar guardado como um dos melhores dias da minha vida! Meu coração agora é só gratidão por tudo isso. Agradecer a orientação do melhor, o profº Carlos Antônio, a minha família, meus amigos e a turma maravilhosa. Agradecer também a AlfaSol por todo o apoio e carinho conosco, foi essencial pra esse processo. E ao Instituto 3M por essa oportunidade. Meus mais sinceros parabéns a todos os finalistas e gratidão pela oportunidade de conhecer todos eles e seus incríveis projetos.
No mais, só orgulho em representar a Engenharia Sanitária e Ambiental, a UEPB e meu nordeste, o prêmio é nosso!” Disse Karyna.



Menção honrosa e mentoria em Pesquisa e Desenvolvimento, com especialistas da 3M ao projeto ‘Óleos vegetais amazônicos: desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica de bioprodutos via impressão 3D’ do graduando em Engenharia de Bioprocessos Elcio Malcher Dias Junior (UFPA) sob a orientação da Profª Marcele Fonseca Passos.

“Um dos meus maiores sonhos é ser professor universitário, um que agregue tanto os valores da universidade, que são ricos, junto com as indústrias, para que assim e disponibilizar isso a sociedade, para agregar valores tanto culturais quanto sociais.” – Disse Elcio.


Elcio Malcher Dias Junior


AlfaSol e 3M com todos os alunos finalistas e seus respectivos professores orientadores

O projeto vencedor terá o acompanhamento técnico da AlfaSol durante 12 meses.