Ação formativa em setembro reúne gestores e professores de EJA da Rede municipal em Teresina

AlfaSol realiza formação de educadores e gestores da EJA em grande encontro formativo na última semana.

A ação ocorrida na última semana, nos dias  11, 12 e 13 de setembro, em Teresina, Piauí, deu continuidade às ações de formação deste ano junto à Rede municipal de EJA do município. Participaram diretamente os professores, diretores, vice-diretores e pedagogos que atuam na Educação de Jovens e Adultos.

A ação é fruto do Programa TeleSol Pro, parceria entre a Associação AlfaSol e a Secretaria Municipal de Educação de Teresina – Semec. Além das ações periódicas de formação ao longo do ano, que visam apoiar a prática pedagógica dos professores e gestores, e potencializar o aprendizado dos alunos, o Programa prevê também a realização de curso profissional para os alunos da EJA, acompanhamento pedagógico às escolas por meio de equipe local do Programa, e realização do concurso de Redação e Olimpíada de Matemática na EJA, que já está em curso.

Ao longo da formação, cujo tema centrou-se no desenvolvimento dos projetos didáticos desenvolvidos nas escolas, os professores destacaram alguns elementos importantes que vivenciaram na participação da formação. O grupo de professores e professoras do 1º segmento destacou que “foi um momento importante de encontro com outras professoras do 1º segmento, ajuda muito nosso trabalho com os alunos, e isso na rotina de sala de aula a gente não consegue fazer” e que “trouxe reflexões e possibilidades de práticas significativas para trabalharmos em sala de aula”.

Já no grupo do 2º segmento, trouxeram que “a formação clareou como desenvolver um método de trabalho mais organizado, com base nas ações significativas detectadas com os alunos na escola” e que nesta formação “trabalhar com o quadro referência para o planejamento foi importante, pois subsidia o desenvolvimento das ações em sala que vamos executar”.

Juntamente à ação formativa de professores gestores da EJA, também aconteceu mais um encontro presencial da equipe local, monitores de educação profissional e coordenadores de polo do Programa, realizada pela equipe de especialistas em EJA da AlfaSol. Ao todo participaram mais de 250 pessoas entre professores, gestores da rede, e equipe local do Programa.