AlfaSol + EJA Teresina Parceria Certeira pela Educação

A educação de jovens e adultos desempenha um papel fundamental na resposta a desafios contemporâneos de ordem cultural, econômica, política e social. A falta do acesso à educação, particularmente no que tange à população jovem e adulta, acaba por aprofundar a precarização das condições de vida dessa população pela falta de acesso a informações e ao conhecimento, provocando uma situação crônica de baixa escolaridade (hoje no Brasil segundo a PNAD são cerca de 60 milhões de brasileiros acima de 15 que não completaram a educação básica), que impacta também no desenvolvimento econômico local e nacional.

Pensando em fortalecer ainda mais Educação de Jovens e Adultos, o município de Teresina vem inovando e é um dos poucos municípios que dirige ações concretas e continuadas visando fortalecimento da EJA, contando inclusive com uma proposta curricular específica, que vem pautando o desenvolvimento da modalidade. Mais do que isso, uma proposta construída coletivamente com a participação de todos os sujeitos desse segmento: professores, gestores, técnicos da Secretaria Municipal de Educação e alunos.

Esse processo de construção foi possível por meio da parceria estabelecida entre a AlfaSol e a secretaria municipal de educação – Semec de Teresina, e contemplou coleta de informações sobre o diagnóstico da EJA trazidas tanto pelos envolvidos nesse processo, quanto o diagnóstico apresentado pelo Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle e, ainda, as metas do PME e as suas estratégias.

“Essas Diretrizes representam um importante instrumento de apoio e um referencial para o trabalho dos educadores dessa modalidade. Significa, também, um compromisso com uma educação de qualidade social ao longo da vida, a partir de um trabalho coerente com as demandas e necessidades deste público. ” (Ana Vitória Santos, coordenadora da EJA municipal de Teresina). A proposta reflete a EJA que todos querem construir, educandos, professores e gestores. Os seus princípios orientam o respeito à heterogeneidade, aos interesses, às identidades, às necessidades, às expectativas em relação à escola, às habilidades, e às vivências dos educandos dessa modalidade. Esses aspectos são de suma importância para a construção de uma proposta pedagógica que contemple esses sujeitos. É fundamental perceber quem é esse sujeito que frequenta as turmas da EJA, para que os temas a serem trabalhados façam sentido e tenham significado, sendo elementos concretos na sua formação.

Outro importante avanço na proposta de EJA de Teresina é articulação entre a educação básica e a educação profissional, com oferecimento de cursos de educação profissional aos alunos da EJA. “Hoje o perfil do aluno do EJA mudou. A maioria são jovens que perceberam que o mercado de trabalho exige um ensino mais qualificado. Um dos cursos mais procurados é o de empreendedorismo, o aluno hoje busca se especializar para o mercado.” (Ana Vitória Santos, coordenadora da EJA municipal de Teresina).

Alfabetização Solidária (AlfaSol)

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