Continuando as conquistas

Ex-aluno do Engenhoca Criativa é aprovado no Prouni

Um dos objetivos principais da AlfaSol é promover a ampliação do horizonte de futuro dos jovens. Quando as experiências adquiridas durante os cursos oferecidos são sentidas no dia a dia, o sentimento de que se está trilhando o caminho certo se faz presente na vida de quem ensina e de quem aprende.

O curso Engenhoca Criativa, desenvolvido no ano de 2018, surpreendeu positivamente à todos os envolvidos. Com dedicação e esforço, os alunos puderam desenvolver competências como as de trabalhar em grupo, organizar as próprias ideias e, principalmente, ter autonomia para escolher o próprio destino sem receio. Em parceria com a Startup Explorum e com o apoio da Samsung, o projeto atendeu jovens de 14 a 24 anos, moradores dos bairros Capão Redondo, Riviera, Valo Velho e Campo Limpo, localizados na periferia da zona sul de São Paulo.

Uma prova de que o trabalho feito pela iniciativa do ano passado rendeu bons frutos é a história de Matheus Corrêa, de 17 anos, natural da capital paulista. Indicado por sua tia para o curso da AlfaSol, o jovem fez questão de ressaltar a importância do Engenhoca Criativa em sua vida. Aprovado pelo Prouni, o jovem conta um pouco sobre as experiências vividas durante as aulas e como isso refletiu em sua personalidade.

O legado do curso

Ressaltando a união e a amizade, Matheus conta que no geral a experiência foi ótima, ele que antes se sentia inseguro para falar em público, apresentou sua invenção desenvolvida durante os encontros para um número superior a 150 pessoas: “houve várias situações legais, mas acho que a mais marcante foi eu conseguir me superar e apresentar para o público a minha engenhoca. Admito, foi extremamente tenso, mas foi algo super interessante”, falou ele dizendo que até mesmo os “puxões de orelha” foram importantes para seu amadurecimento.

 

“Sinceramente eu levarei muito da cooperação. Eu sempre fui aquele cara que prefere fazer tudo sozinho e o curso me mostrou que não, não preciso levar tudo nas costas, também levarei a questão tecnológica, pelo qual eu me apaixonei”.

 

Durante o desenvolvimento do projeto, Matheus revela que sua engenhoca apresentada é fruto da união de dois grupos, que devido ao curto espaço de tempo para finalizá-la, por conselho das educadoras, foram unidos e funcionaram muito bem. Essa união trouxe outro significado para o projeto do Matheus: “O significado dessa engenhoca pra mim é…diferente, eu guardo muito a questão da cooperação entre todo o grupo, foi algo chave, algo importante, eu sem meu grupo era só um cara qualquer com uma hortinha, por outro lado eu enxergo o engenhoca como algo sim que tem futuro e mercado, para mim foi muito mais do que um simples projeto para conclusão” comentou o jovem.

 

Depois das Engenhocas

Após as conquistas no projeto do ano passado, Matheus alcançou mais uma vitória em sua vida. Dessa vez, a superação veio com a entrada no mundo acadêmico. A aprovação no Prouni – Programa Universidade para Todos – demonstra que as conquistas pessoais e profissionais não pararam no encerramento do Engenhoca Criativa. Ele que vai cursar Administração, diz que optou por esse caminho pela ampla área de mercado e de certa forma imprescindível em qualquer empresa. “Eu preferi esse curso pela ampla área de mercado e também porque é algo essencial na empresa, afinal toda empresa precisa de uma administração, desde a pequena até as grandes”, disse o jovem.

A AlfaSol além de incentivar a autonomia dos seus alunos, ajuda a despertar o instinto da curiosidade, a fim de que qualquer educando que vivencie os cursos possa evoluir em uma constante, sempre alcançando algo novo. Ao ser questionado sobre o que espera para o curso de Administração, Matheus disse não saber muito bem o que irá acontecer. Algo que também o motiva, é a curiosidade para descobrir o que está por vir nesta nova etapa de sua vida. Toda a sorte nessa sua nova jornada, Matheus! E que você ainda possa inspirar muitas pessoas em sua trajetória de vida.