Uma viagem através do tempo

 

Evento formativo de curso de audiovisual mostra os diferentes olhares da periferia

 

No dia 7 de dezembro de 2018 aconteceu no CEU Feitiço da Vila a formatura do curso de audiovisual desenvolvido pela AlfaSol no âmbito do FUMCAD. Durante o evento foram expostas as fotografias que os educandos produziram ao longo do curso. Com murais fotográficos os alunos puderam mostrar o trabalho com diferentes perspectivas e técnicas em fotografia, aprimorado através dos encontros em sala de aula e de saídas de campo. O educador Davi Borges disse que os resultados são frutos de muito esforço e dedicação para ensinar o que foi proposto pelo projeto: “é muito bom ver o resultado de tanta dedicação”.


Além disso, houve diversas atrações culturais, musicais e artísticas promovidas pelos próprios alunos. Em um telão todos puderam prestigiar as peças audiovisuais montadas pelos educandos. Com os curtas-metragens exibidos, eles puderam mostrar a sua visão de mundo, em filmes que abordaram desde o valor da amizade até assuntos sérios como a depressão, mal que acomete muitos jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade hoje em dia.

Ao todo foram 16 turmas totalizando um número de 320 jovens de 8 instituições parceiras. Dos 13 projetos apresentados, o projeto chamado Retratos Periféricos, que aborda a visão dos adolescentes sobre a periferia, ganhará continuidade pelos jovens e terá consultoria de educadores do curso. Isso só demonstra que projetos como esses realizados pela AlfaSol trazem a autonomia e independência artística para os alunos envolvidos no curso.