Retrospectiva 2018

Chega ao fim mais um ano de muito aprendizado e a AlfaSol agradece a todos os parceiros e colaboradores que fizeram desse ciclo uma experiência gratificante, que resultaram em bons frutos. As atividades realizadas pela organização impactaram de forma positiva a vida de quase 5 mil alunos e mais de 200 gestores públicos e educadores.

Para isso a AlfaSol contou com uma rede de apoiadores que acredita em nosso trabalho e compreende que vidas podem tomar rumos diferentes por meio da educação. Juntos, pudemos oferecer ferramentas de incentivo para que todos que passaram por nossas ações pudessem construir suas próprias narrativas de forma mais autônoma.

Foram diversas conquistas das quais muito nos orgulhamos, como por exemplo, o projeto Engenhoca Criativa trouxe uma nova perspectiva aos jovens, que além de vivenciarem o conceito maker, se tornaram mais autoconfiantes e empreendedores;  mais de 300 jovens exercitaram o olhar sobre a realidade através de lentes, o que resultou em fotografias e vídeos geniais no curso de audiovisual e, ainda, puderam exercitar a veia artística que existe em cada um de nós. Estes foram dois cursos desenvolvidos com muita dedicação e trabalho que beneficiaram jovens de zonas periféricas da zona sul de São Paulo; o projeto Oportunidades sem Fronteira chegou até aos jovens em situação de acolhimento institucional e deu uma nova perspectiva de futuro a eles não só profissionalmente, mas também pessoalmente, preparando-os para o desacolhimento;  os Projetos de Elevação de Escolaridade beneficiaram jovens e adultos que tiveram a coragem de retomar seus estudos: Celebramos todos os objetivos alcançados na EJA do município de Teresina/PI, onde tivemos a formação de professores, gestores e dos cerca de 3 mil alunos. O projeto EJA-Pro desenvolveu ao longo do ano o empreendedorismo de forma inovadora e de maneira acessível a todos.

Os nossos educadores foram essenciais para que todas as atividades se realizassem de maneira satisfatória. Através das formações, os educadores debateram, questionaram, ouviram, dançaram, cantaram, sorriram e choraram, tudo isso para proporcionar melhor relacionamento com seus educandos, do mais novo ao mais velho. Sem a presença de vocês, nosso trabalho não seria o mesmo. Parabéns a vocês!

 E a base de tudo isso fica por conta da equipe interna da AlfaSol que fez com que todas as ações, sonhos e planejamentos, acontecessem. Obrigada pelo engajamento e empenho incansáveis!

Que em 2019 as energias de todos se renovem e se multipliquem, para que nossos objetivos e anseios sejam alcançados e ressignificados de maneira que cada vez mais um número maior de pessoas seja feliz. Um 2019 iluminado é o que a AlfaSol deseja a  todos!

Regina Esteves e  Maristela Barbara