Alfabetização em Horizonte/CE

Ocorreu no dia 14 de dezembro de 2018, no Paço Municipal de Horizonte/CE, o evento de culminância do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos realizado pela AlfaSol, em parceria com a Ford Motor Company e apoio da Secretaria de Educação do município (SMEH).

O Projeto, que completou nesta data mais um ano de conquistas, alfabetizou, desde 2009, 1.048 alunos jovens e adultos acima de 15 anos, além de formar 59 educadores das comunidades, num contexto que apontava em 2010, segundo os dados Censo IBGE, um percentual de 15,6% de analfabetos, que representa mais de 6 mil pessoas sem o letramento básico, quase o dobro da média nacional.

O evento encerrou um ciclo de aprendizado que atendeu diretamente 60 alunos em 3 turmas e ocorreu junto com a Cerimônia de Certificação de beneficiados de programas e projetos parceiros da SMEH que certificou ao todo 2.649 cursistas. Para o educador do projeto, Lailson Pereira, o curso proporcionou a vigência escolar na vida das pessoas: “o fato da oportunidade de aprender a ler e escrever, além de ter o convívio escolar diário, causa impacto positivo na vida dos alunos proporcionando cada vez mais inclusão social e cidadania”.

Ele ainda compartilhou sobre o sentimento de ser educador no Projeto, “uma vivência única e valorosa. Pois é gratificante ser influenciador no processo de aprendizado e ganho de autonomia dos alunos e mais gratificante ainda ver e sentir a alegria de cada um”, ressaltando a troca de experiências que foram postas durante o período de ensino. Para 2019 a AlfaSol, em parceria com a Ford, darão continuidade ao Projeto, de suma importância para o desenvolvimento social e educacional da região, sempre buscando incentivar a autonomia e os laços de cidadania na sociedade. A educadora Francisca também exaltou o aprendizado com a experiência e disse pretender seguir educando: “Adorei. foi uma experiência ótima e de bastante aprendizado para mim, já quero ingressar na área da pedagogia”.