Formação de professores e gestores da Rede municipal em Teresina

AlfaSol reúne educadores e gestores da EJA em grande encontro formativo na última semana

Na última semana, nos dias 22, 23 e 24 de agosto, ocorreu em Teresina, Piauí, mais um encontro de formação voltado a Professores e Gestores da Rede Municipal de EJA, pelo programa TeleSol Pro, fruto da parceria entre a Associação AlfaSol e a Secretaria Municipal de Educação de Teresina – Semec. Além das ações de formação a professores e gestores, o Programa prevê também a realização de curso profissional para os alunos da EJA, acompanhamento pedagógico às escolas por meio de equipe local do Programa, e realização do concurso de Redação e Olimpíada de Matemática na EJA.

A coordenadora local do programa TeleSol Pro em Teresina, Vera Lúcia Rocha, que já possui longa estrada na Educação de Jovens e Adultos, se diz satisfeita com a maneira como as formadoras conduzem os encontros, para ela, a dinâmica de trabalho e a vontade de querer fazer são importantes para que a cada reunião se fortaleçam os laços entre educadores, gestores e alunos. Ela explica que a formação é essencial para a troca de experiência entre a equipe, algo que só fortalece o aprendizado.

“O Projeto é muito importante para Teresina, porque o programa apresenta estrutura e metodologia diferenciadas, que necessitam de uma formação específica”, conta a coordenadora. Os impactos no aprendizado dos alunos, podem ser percebidos desde o momento em que os conhecimentos adquiridos com a formação passam a ser aplicados em sala de aula. Vera Lúcia complementa, “Tudo isso fortalece o processo de aprendizado dos alunos devido à organização interdisciplinar inerente à metodologia do programa”.


A formação presencial da equipe local, monitores de educação profissional e coordenadores de polo do Programa, foi feita pela equipe de especialistas em EJA da AlfaSol e ocorreu juntamente com a formação de professores e gestores (diretores, pedagogos e técnicos da Semec). Ao todo foram 356 pessoas entre professores, gestores da rede, e equipe local do Programa, que participaram do evento.