O poder da empatia na construção de projetos

Os educadores da AlfaSol participaram de uma reflexão sobre empreender e sobre a capacidade de se colocar no lugar do outro

O que empreendedorismo tem a ver com empatia? De acordo com a educadora Angela Cruz, tudo. Ela realizou uma formação sobre esse tema, na última sexta-feira (18/05), com os educadores da AlfaSol. “O nosso propósito é que os jovens empreendam de forma colaborativa, que saibam trabalhar em equipe e, para isso, a empatia é fundamental”, explica.

Angela garante que, para criar uma empresa, um projeto ou uma nova iniciativa, é importante cultivar valores como saber ouvir o outro, respeitar as diferenças e a diversidade. Por isso, a primeira dinâmica realizada com os educadores consistiu em separá-los em dois grupos, nos quais uma pessoa relataria um problema pessoal ou profissional e as demais teriam que ouvi-la. Só alguns membros de cada equipe poderiam sugerir possíveis soluções ao (à) colega. “É um exercício sobre como aprendemos a ouvir as pessoas sem emitir juízo de valor ou encaminhar decisões”, diz Angela.

 

Os educadores elaboraram um projeto com foco nas tecnologias.

A educadora considera que esse tipo de atividade demonstra a importância do afetar e ser afetado no trabalho cooperativo.  Ela afirma que isso é especialmente importante na construção de iniciativas sociais. “Os projetos sócio criativos são um sistema vivo, eles afetam quem empreende e a realidade onde acontecem, de forma autônoma e interdependente”.

Na segunda parte da dinâmica, cada grupo de educadores teve que elaborar um projeto com foco nas tecnologias por meio do Canvas. Essa ferramenta estratégica permitiu que os grupos visualizassem seu modelo de negócio. O resultado final de cada equipe foi reflexo da troca de opiniões, debates, consensos e desacordos entre os colegas, com a contribuição de um grupo sobre o projeto do outro.

Para construir um projeto, a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e de tentar ver as coisas sob seu ponto de vista é essencial. A ação empreendedora flui melhor assim.