Atuando em equipe é mais criativo

Jovens da AlfaSol realizam Primeira Feira Beneficente de Comércio e Varejo

As turmas do curso de Comércio e Varejo, do programa Educação Profissional, realizado no âmbito do FUMCAD,  fizeram a Primeira Feira Beneficente de Comércio e Varejo, no Núcleo Assistencial Fraterno Lar de Maria, em Guianazes, Extremo Leste de São Paulo. Os jovens colocaram o aprendizado da sala de aula, em prática, organizando pequenos stands para demonstrações de produtos realizados por eles.

 “Nós fizemos cartões, salgados e artesanato. Cada um contribuiu com um pouco. Além disso, realizamos palestras sobre o que aprendemos no curso, mas também sobre drogas e DSTs, já que o Núcleo também trabalha com adolescentes”, disse a educanda Bianca Spenete, 17 anos.

Jovens realizam 1ª Feira Beneficente no Lar de Maria.

Jovens realizam 1ª Feira Beneficente no Lar de Maria.

O educando Álvaro Venâncio, 16 anos, ficou à frente da produção do evento e contou que, primeiramente, a Feira estava divida em dois projetos. Mas as turmas do turno matutino e vespertino se juntaram para realizar um evento com maior possibilidade de alcance e com diversidade de opiniões.

“As turmas não se conheciam e passamos a trabalhar juntos com esse projeto final que foi uma forma de aplicar na prática o que aprendemos em sala de aula. O desafio foi lidar com o horário de cada turma porque quem ia para o curso de manhã, estudava à tarde e vice-versa. Por outro lado foi muito bom porque tivemos mais ideias, mais atividades, eles foram muito criativos e proativos. Mantivemos o foco e resolvemos juntos algumas questões como cronograma, localidade e divulgação do evento”, disse.

Para o educador Marco Antonio, a escolha das turmas de trabalharem juntas resultou em um evento mais organizado e completo. “Muitos deles falaram que se não tivesse essa união, dificilmente, o evento sairia do mesmo jeito. Ao desenvolveram o projeto, a importância do trabalho em equipe foi despertada neles e isso vale para a questão de trabalho, como muitos estão no momento do primeiro emprego, mas também da própria vida. Porque o curso não é focado somente para conseguir um trabalho, mas para formar um ser integral, autônomo e com a possibilidade de se perguntar quem eles são e para onde podem caminhar”, explicou.

Alfabetização Solidária (AlfaSol)

R. Pamplona, 1005, 4º andar - Edifício Ruth Cardoso
CEP: 01405-200 | Jardim Paulista | São Paulo (SP)
Tel.: 55 11 3372-4300 | Fax: 55 11 3372-4339