Ampliando a autonomia por meio de ações cotidianas

Projeto da AlfaSol proporciona novas experiências a jovens em situação de acolhimento

Pela legislação, todo o adolescente em situação de acolhimento, ao completar 18 anos, precisar sair do abrigo e dar conta da própria vida. Desafio maior, principalmente, quando os jovens não tiveram as mesmas oportunidades que outros da mesma idade, como uma educação de qualidade e experiências de trabalho.

Mas com o projeto Oportunidades sem Fronteiras, realizado em parceria com a Elektro, adolescentes em situação de acolhimento, em 23 municípios de São Paulo, têm aprendido com a teoria, mas também na prática, assuntos como cidadania, respeito, atitude, entrevista e diferentes tipos de profissão.  A turma do município de Fernandópolis, por exemplo, foi a um supermercado da cidade para colocar em prática o que aprenderam com as aulas de Ocupações Administrativas.

WhatsApp Image 2017-07-25 at 14.27.38

Jovens simulam compras em supermercado.

Durante a atividade os jovens tiveram acesso a conhecimentos sobre custos de itens, que até então desconheciam, de consumo, alimentação, higiene e limpeza.  O momento tornou-se uma oportunidade especial, pois sair e simular uma compra não faziaparte da experiência deles.

Já no município de Pirassununga, os adolescentes fizeram desenhos contendo uma linha do tempo: presente, passado e futuro. O objetivo era, a partir de ilustrações, demonstrar oportunidades que tiveram dentro dessas relações de tempo.

Além disso, os jovens tiveram uma palestra com a bióloga e maquiadora, Camila Moraes, como forma de incentivar o empreendedorismo. Estágio, CLT e currículo também foram alguns temas abordados com a turma.

O projeto

O projeto Oportunidades sem Fronteiras, que é realizado em parceria com a Elektro, além de trazer conversas sobre o cotidiano dos jovens, de maneira dinâmica, também oferece cursos de Ocupações Administrativas, Elétrica Básica e Língua Inglesa, com duração de um ano, para 241 jovens, em 27 abrigos distribuídos em 23 municípios de São Paulo (Fernandópolis, Mirandópolis, Votuporonga, Dracena, Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema, Porto Ferreira, Pirassununga, São João da Boa Vista, Aguaí, Francisco Morato, Piracaia, Nazaré Paulista, Campinas, Atibaia, Ubatuba, Bertioga, Guarujá, Peruíbe, Registro, Cajati, Apiaí, Capão Bonito) .

Alfabetização Solidária (AlfaSol)

R. Pamplona, 1005, 4º andar - Edifício Ruth Cardoso
CEP: 01405-200 | Jardim Paulista | São Paulo (SP)
Tel.: 55 11 3372-4300 | Fax: 55 11 3372-4339